Marca Paixão de Cristo de Nova Jerusalém como estratégia de Folkmarketing para o desenvolvimento local em Fazenda Nova-PE

  • Simone Maria da Conceição
  • Severino Alves de Lucena Filho

Resumo

O espetáculo teatral da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que narra a morte e ressurreição de Jesus Cristo, idealizado por Plínio Pacheco, em 1968, é realizado no maior teatro ao ar livre do mundo, cidade-teatro Nova Jerusalém, situada em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. Com natureza qualitativa, a presente pesquisa analisa a marca Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, sob a perspectiva mercadológica, como estratégia de Folkmarketing para o Desenvolvimento Local. Os resultados demonstram o quanto as estratégias de folkmarketing do espetáculo da Paixão de Cristo colaboram para geração de renda e emprego, aumento do fluxo turístico e melhoramento da infraestrutura da região, o que demonstra como o evento vem contribuindo para o processo de desenvolvimento local do distrito de Fazenda Nova.

Biografia do Autor

Simone Maria da Conceição

Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE. 

Severino Alves de Lucena Filho

Pós-Doutor em Línguas e Culturas pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professor Doutor do Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Referências

HOHLFELDT, A. Folkcomunicação: sadio oportunismo de quase meio século. Anuário UNESCO/UMESP de Comunicação Regional, n.5, p25-34,2002.
JARA, C. J. As dimensões intangíveis do desenvolvimento sustentável/Carlos Jara, com a colaboração de Maria Verônica Morais Souto - Brasília: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) 2001.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. SP: Pearson Prentice, 2007.
LUCENA FILHO, S. A. de. Festa junina em Portugal: Marcas culturais no contexto de Folkmarketing. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012.
_________ Azulão do Bandepe: uma estratégia de comunicação organizacional. Recife: CEPE, 1998.
Publicado
2017-04-26
Como Citar
CONCEIÇÃO, Simone Maria da; LUCENA FILHO, Severino Alves de. Marca Paixão de Cristo de Nova Jerusalém como estratégia de Folkmarketing para o desenvolvimento local em Fazenda Nova-PE. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/11>. Acesso em: 20 set. 2017.
Seção
GT 4 - Folkcomunicação e Desenvolvimento Local