Prepare o seu coração para as coisas que eu vou contar: performances folkcomunicacionais construtoras do Desenvolvimento Local na Quadrilha Junina Tradição, Recife-PE

  • Giselle Gomes da Silva Prazeres Souza
  • Ítalo Rômany de Carvalho Andrade
  • Severino Alves de Lucena Filho
  • Suelly Maux

Resumo

Anarriê, Alavantu! Durante o mês de junho, o povo nordestino comemora os festejos populares dedicados aos santos juninos, ao som de muito forró. A quadrilha tornou-se a dança típica da festa, onde diversos casais gritam, se entrelaçam entre fitas e mãos, a exemplo da Junina Tradição, do Morro da Conceição, periferia do Recife, Pernambuco. Entretanto, os quadrilheiros desse grupo utilizam a dança não só como diversão, mas sim como um espaço de lutas, de resistência, de quebra de preconceitos. Dentro desse contexto, o trabalho analisa as performances folkcomunicacionais na Junina Tradição, que são construtoras do desenvolvimento local, nos âmbitos social e político, conforme os resultados obtidos. Trata-se de um estudo na perspectiva da Folkcomunicação, na qual foram utilizados análise documental e entrevista semiestruturada.

Biografia do Autor

Giselle Gomes da Silva Prazeres Souza

Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Ítalo Rômany de Carvalho Andrade

Mestrando pelo programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Severino Alves de Lucena Filho

Pós-Doutor em Línguas e Culturas pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professor Doutor do Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Suelly Maux

Professora Doutora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Mídia.

Referências

BELTRÃO, Luís. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.
BENJAMIN, Roberto Emerson Câmara. Folguedos e danças de Pernambuco. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, 1989.
CAMARGO, Robson Corrêa; REINATO, Eduardo José; CAPEL, Heloísa Selma Fernandes (Org.). Performances Culturais. São Paulo: Hucitec; Goiânia: PUC-GO, 2011.
DE JESUS, Paulo. Desenvolvimento local. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2017.
______. Desenvolvimento local. In: CATTANI, D. A Outra economia. Porto Alegre: Veraz Editores, 2003.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX - 1914- 1991. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Explorações metodológicas num estudo de recepção de telenovela. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Temas Contemporâneos em Comunicação. São Paulo: Edicon/ Intercom, 1997.
LUCENA FILHO, Severino Alves de. Festa Junina em Portugal: marcas culturais no contexto de folkmarketing. João Pessoa: UFPB, 2012.
RAFFESTIN, C. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática. 1993.
SINGER, Milton. When a Great Tradition Modernizes. Chicago: University of Chicago Press, 1972.
TAUK SANTOS, Maria Salett. Inclusão digital, inclusão social? Recife: UFRPE, 2009.
TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. Folkcomunicação & ativismo midiático. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008.
Publicado
2017-04-25
Como Citar
SOUZA, Giselle Gomes da Silva Prazeres et al. Prepare o seu coração para as coisas que eu vou contar: performances folkcomunicacionais construtoras do Desenvolvimento Local na Quadrilha Junina Tradição, Recife-PE. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/12>. Acesso em: 18 nov. 2017.
Seção
GT 4 - Folkcomunicação e Desenvolvimento Local