Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade

  • Aline Wendpap Nunes de Siqueira
  • Jucelina Ferreira de Campos
  • Cibele Antônia de Souza Rodrigues

Resumo

Este relato de experiência referente ao Projeto: “Rádio e Teatro: da escrita à oralidade”, realizado com alunos do Ensino Médio em 2014, na Escola Estadual Adalgisa de Barros, possibilitado através de recursos do Programa “Mais Cultura na Escola”. Tem por objetivo trazer à cena acadêmica as observações e discussões oriundas deste período. Justifica-se na medida em que busca compreender e expor as possibilidades geradoras e transformadoras que o contato com a arte pode gerar, uma vez que, de acordo com o PCN do Ensino Médio (1999), os estudantes que fazem o ensino médio podem aprender a desvelar uma pluralidade de significados e de interferências culturais e políticas atuantes nessas manifestações culturais. Assim, tendo como base a folkcomunicação, concluímos que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento local e que o teatro pode promover o empoderamento dos marginalizados.

Biografia do Autor

Aline Wendpap Nunes de Siqueira

Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pelo PPGECCO - UFMT.

Jucelina Ferreira de Campos

Mestre em Estudos de Linguagens pelo PPGMEel UFMT e Professora da Rede Estadual de Ensino MT.

Cibele Antônia de Souza Rodrigues

Mestre em Estudos de Linguagens pelo PPGMEel UFMT e Professora da Rede Estadual de Ensino MT

Referências

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.
BENJAMIM, Roberto. Folkcomunicação: da proposta de Luiz Beltrão à contemporaneidade. 2011. In.: <> acessado em 13 de maio de 2015. BRASIL. MINISTÈRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2006 v.l; il. BRASIL. MINISTÈRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica: Brasília (DF), 1999; il. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Programa Ensino Médio Inovador: Documento orientador. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica: Brasília (DF), 2013. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução/FNDE nº 4 de 31 de março de 2014. Disponível em http://www.educacao.ma.gov.br/Documentos/resolucao_n4_de_31-03-2014_mais%20cultura.pdf. Acessado em 13/08/2015. BROIDE, Jorge. Espaços em transformação: depoimento [junho/julho, 2010]. São Paulo: Revista Continuum. Entrevista concedida a Mariana Sgarioni e Rafael Tonon.
DELEUZE, Gilles. O Ato de Criação. Palestra de 1987. Edição brasileira: Folha de São Paulo, 27/06/1999. Tradução José Marcos Macedo.
DELEUZE, Gilles. GATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro. Ed. 34, 1995 96p. (Coleção TRANS)
GUATTARI, Félix & ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2008.
DIMENSTEIN, Gilberto. Espaços em transformação: depoimento [junho/julho, 2010]. São Paulo: Revista Continuum. Entrevista concedida a Mariana Sgarioni e Rafael Tonon.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação. POA: Artmed. 1998.
MARQUES, Eduardo. Espaços em transformação: depoimento [junho/julho, 2010]. São Paulo: Revista Continuum. Entrevista concedida a Mariana Sgarioni e Rafael Tonon.
MATO GROSSO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares: área de Linguagens: Educação Básica. Secretaria de Estado e Educação de Mato Grosso: Cuiabá: 2012.
ROUBINE, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.
Publicado
2017-04-25
Como Citar
SIQUEIRA, Aline Wendpap Nunes de; CAMPOS, Jucelina Ferreira de; RODRIGUES, Cibele Antônia de Souza. Escola, Teatro e Folkcomunicação: ou de como a Escola Adalgisa de Barros (Várzea Grande – MT) promove o empoderamento dos jovens da comunidade. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/14>. Acesso em: 23 nov. 2017.
Seção
GT 4 - Folkcomunicação e Desenvolvimento Local