Religiosidade, cultura e tradição: o caso da Festa da Pitomba- Jaboatão dos Guararapes-PE

  • Ricardo Augusto Costa
  • Mariano Hebenbrock

Resumo

Este estudo se volta para apresentar a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como Festa da Pitomba, no contexto sagrado-profano dentro do embasamento teórico dos estudiosos da Folkcomunicação. A união dos três povos, dando origem, simbolicamente, ao Exército Brasileiro, o primeiro sentimento de patriotismo sentido em 1648 e a devoção surgida através do fim de uma guerra em 1649, dando origem à festa aqui tratada. O texto tratará da discussão profana que cresce cada vez mais com o passar dos anos e também a participação da comunidade na festividade.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto Costa

Graduando em Produção audiovisual pela Faculdade Metropolitana do Recife.

Mariano Hebenbrock

Doutor em Comunicação Política pela Universität Pompeu Fabra – UPF/Espaha.

Referências

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: Um estudo dos agentes e dos meios populares de
informação de fatos e expressão de ideias. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2001.
BENTO, Cláudio Moreira. As Batalhas dos Guararapes: Descrição e Análise Militar. 2ª Ed. Porto Alegre: Genesis Edições, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão: seguido de A influência do jornalismo e os Jogos Olímpicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
CASTELLS, M. O poder da Identidade: A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
CHACRA, Sandra. Natureza e Sentido na Introdução Teatral. São Paulo: Perspectiva, 1991.
DE FARIA, Durdland Puppin. Introdução à História Militar. Resende, 2015.
ELIADE, Mircea. O Sagrado e o Profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
GONDIM, Amanda Marques de Carvalho. A pátria nasceu aqui: o discurso das batalhas dos Guararapes e a educação nas décadas de 1960 e 1970. Recife, 2011. (Programa de pós-graduação em educação, Universidade Federal de Pernambuco).
GUSHIKEN, Yuji. RAZÓN Y PALABRA Primera Revista Electrónica en América Latina Especializada en Comunicación www.razonypalabra.org.mx Folkcomunicación NÚMERO 77 AGOSTO - OCTUBRE 2011.
HAUOCK, J. F., A Igreja na Emancipação. IN: BEOZZO, J. O., (coord.). História da Igreja no Brasil (Tomo II/2): segunda época. 3ª ed. Petrópolis: Vozes e Ed. Paulinas, 1992, p. 112.
MELO, José Marques de. Mídia e Cultura Popular: história, Taxionomia e metodologia da Folkcomunicacao. São Paulo, Paulus, 2008.
RANGEL, Lúcia Helena Vitalli. Festas Juninas, Festas de São João: Origens, Tradições e História. São Paulo: Publishing Solutions, 2008.
VOVELLE, Michel. Ideologias e Mentalidades. São Paulo: Brasilienses, 2ª ed., 1991.
Publicado
2017-04-18
Como Citar
COSTA, Ricardo Augusto; HEBENBROCK, Mariano. Religiosidade, cultura e tradição: o caso da Festa da Pitomba- Jaboatão dos Guararapes-PE. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/60>. Acesso em: 18 nov. 2017.
Seção
GT 5 - Cidadania e sustentabilidade ambiental, social e cultural