Folkcomunicação religiosa na festa do Divino em Santa Tereza - Figueirão-MS

  • Greicy Mara França
  • Letícia Monteiro Rocha

Resumo

Este artigo visa analisar a festa religiosa sul-mato-grossense denominada Festa do Divino de Santa Tereza situada no município de Figueirão, distante à 240 km de Campo Grande. Através da Teoria da Folkcomunicação, base desta investigação, buscar-se-á descrever os vários momentos pertencentes a festa, tanto o período profano, quanto o sagrado. A pesquisa aqui é dividida em um breve histórico da folkcomunicação, para situar as intenções da investigação dentro do campo folkcomunicacional; posteriormente são expostas as definições de cultura popular e a questão da religião; e finalizado com a descrição do surgimento do festejo e os vários momentos que o evento possui durante a realização. O desenvolvimento deste trabalho utilizou-se o método de pesquisa de levantamento bibliográfico para dar o suporte teórico necessário à pesquisa.

Biografia do Autor

Greicy Mara França

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo.

Letícia Monteiro Rocha

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

AMARAL, R. C. M. P. Festa à Brasileira: significados do festejar, no país que "não é sério". 1998. 380 f. Tese (Doutorado em Antropologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
AZEVEDO, Thales de. A religião civil brasileira: um instrumento político. Petrópolis, RJ: Vozes, 1981.
BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão. Porto Alegre: Editora EDIPUCRS, 2014
BOSI, Ecléa. Cultura de Massa e Cultura Popular: leituras de operárias; apresentação de Dante Moreira Leite, prefácio de Otto Maria Carpeaux. Petrópolis: Vozes, 1986
Camapuã News, Ocorre hoje a 105ª Festa do Divino em Santa Tereza. Disponível em: < https://goo.gl/2VC1wh >. Acesso em 16 de Novembro de 2016.
Camapuã News, Divino Espírito Santo atrai milhares de pessoas. Disponível em: < https://goo.gl/J2VSfP>. Acesso em 16 de Novembro de 2016.
MELO, J. M. Folkcomunicação. In: GADINI, Sérgio Luiz, WOITOWICZ, Karina Janz. (Orgs). Noções básicas de Folkcomunicação: uma introdução aos principais termos, conceitos e expressões. Ponta Grossa, Editora UEPG, 2007.
MELO, José Marques de. Mídia e Cultura popular: história, taxionomia e metodologia da Folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.
MELO, J. M. Introdução. In: BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão. Porto Alegre: Editora EDIPUCRS, 2014
MS Todo Dia, Tradição da Festa do Divino Espírito Santo é mantida em Figueirão. Disponível em: < https://goo.gl/Mn5aXK >. Acesso em 16 de Novembro de 2016.
O Correio News, Tradição da Festa do Divino Espírito Santo é mantida em Figueirão. Disponível em: < https://goo.gl/JT5CCS >. Acesso em 16 de Novembro de 2016.
ORTIZ, Renato. A Consciência Fragmentada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980
PESSOA, Jadir de Morais. Saberes em Festa: gestos de ensinar e aprender na cultura popular. Goiânia: Editora da UCG; Editora Kelps, 2005.
SIGRIST, Marlei. Mestres do sagrado: festa do Divino em Santa Tereza. Campo Grande, MS: FCMS, 2014
Publicado
2017-04-18
Como Citar
FRANÇA, Greicy Mara; ROCHA, Letícia Monteiro. Folkcomunicação religiosa na festa do Divino em Santa Tereza - Figueirão-MS. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/65>. Acesso em: 23 nov. 2017.
Seção
GT 5 - Cidadania e sustentabilidade ambiental, social e cultural