Inclusão social dos surdos na escola e Educação Superior

  • Rafaela Ordonio dos Santos
  • Betania Maciel
  • Maria Luiza Maciel Mendes

Resumo

O presente estudo busca mostrar como os surtos precisam ter a inclusão da língua portuguesa nas instituições de ensino e a importância destes para a sociedade, para que estas busquem alternativas capazes de diminuir o impacto que tais fatores causam nas pessoas. Logo se tem o objetivo de se comprometer com a qualidade de ensino e identificar os fatores que podem gerar desmotivação nos estudos. Antigamente os deficientes auditivos eram vistos apenas detidos a uma única forma de comunicação, através da Linguagem de Sinais. O comportamento de cada indivíduo surdo pode afetar diretamente no contexto de relacionamentos. Os objetivos dessa pesquisa foram: analisar se os alunos surdos estão satisfeitos com a metodologia em sala de aula; identificar as causas e efeitos de uma formação bilíngues. Nesse sentido, Pimenta (2001, p. 24), declara que "a surdez deve ser reconhecida como apenas mais um aspecto das infinitas possibilidades da diversidade humana, pois ser surdo não é melhor ou pior do que ser ouvinte, é apenas diferente.

Biografia do Autor

Rafaela Ordonio dos Santos

Cursando Graduação em Administração pela FACIPE. 

Betania Maciel

Doutora em Comunicação e docente na Programa de Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex) da UFRPE e Profa. Titular IV da Faculdade Integrada de Pernambuco – FACIPE.

Maria Luiza Maciel Mendes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE).

Referências

POKER, Rosimar Bortolini. Troca simbólica e desenvolvimento cognitivo em crianças surdas: uma proposta de intervenção educacional. UNESP, 2001. 363p. Tese de Doutorado.
Damázio, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: Formação continuada a distancia de Professores para o Atendimento Educacional Especializado. 2007, Brasilia: MEC, SEESP e SEED.
SALLES, Heloisa Maria Moreira / FAULSTICH, Enilde / CARVALHO, Orlene Lucia / RAMOS, Ana Adelina Lopo. Ensino de Lingua Portuguesa para Surdos: Caminhos para Prática Pedagógica. Brasilia 2014.
Ministerio da Educação. Saberes e Pratica da Inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos. Secretaria de Educação especial. Brasilia 2006.
DIAZ, Feliz / BORDAS, Miguel/ GALVAO, Nelma / MIANDA, Theresinha. Educação Inclusiva, Deficiencia e Contexto Social: Questões Contemporaneas. Salvador 2009.
Publicado
2017-04-18
Como Citar
SANTOS, Rafaela Ordonio dos; MACIEL, Betania; MENDES, Maria Luiza Maciel. Inclusão social dos surdos na escola e Educação Superior. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/74>. Acesso em: 23 nov. 2017.
Seção
GT 5 - Cidadania e sustentabilidade ambiental, social e cultural