A regionalização como elemento para o Desenvolvimento Local

  • Bruna Franco Castelo Branco Carvalho
  • Maria Érica de Oliveira Lima

Resumo

O presente trabalho busca investigar o fenômeno da regionalização a partir de um levantamento e estudo a respeito do tratamento e desenvolvimento de seu conceito (termo) na literatura. Aliado a isso, pretendemos mostrar, de maneira descritiva, o funcionamento e atuação da emissora de televisão cearense denominada TV Diário, ao utilizar a regionalização e as tradições populares em parte de sua programação. Para isso, fizemos uma análise quantitativa de sua atual grade de programação, observando a influência histórica dos diferentes elementos culturais cearenses na orientação do discurso televisivo da emissora supramencionada buscando compreender a sua contribuição para o desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Bruna Franco Castelo Branco Carvalho

studante do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC).  

Maria Érica de Oliveira Lima

Professora Associada do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) Estudos da Mídia (PPgEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Conselheira da Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação.

Publicado
2017-04-18
Como Citar
CARVALHO, Bruna Franco Castelo Branco; LIMA, Maria Érica de Oliveira. A regionalização como elemento para o Desenvolvimento Local. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/79>. Acesso em: 23 set. 2017.