Ativismo midiático, Inclusão social e desenvolvimento local na perspectiva da Folkcomunicação: Estudo do bairro Alto Dois Carneiros- Jaboatão dos Guararapes -PE

  • Pollyana Marthina de Barros da Silva
  • Betania Maciel

Resumo

A folkcomunicação e o desenvolvimento local para esta pesquisa se configura por analisar a importância do surgimento de atores sociais/ativistas-folkcomunicacionais, na comunidade do Alto Dois Carneiros localizada em Jaboatão dos Guararapes - PE. Temos por objetivo compreender por que não há um despertar ativista-folk, a fim de viabilizar o desenvolvimento local. Levamos em consideração a hipótese de que cada localidade apresenta caracteres e ferramentas para esse surgimento. A categoria de desenvolvimento local absorvida por esta pesquisa carrega em si não apenas fatores que abarcam questões econômicas, mas sim o alcance político, social e cultural deste conceito; por considerarmos que através do despertar do ethos do povo ser possível construir hábitos e costumes que envolvam pertencimento social e local, ideais de luta pela construção de espaços públicos de cultura, lazer: cidadania. 

Biografia do Autor

Pollyana Marthina de Barros da Silva

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, atualmente é como aluna especial no programa de pós-graduação em extensão rural POSMEX. 

Betania Maciel

Doutora em Comunicação, máster em ciência, Tecnologia y Sociedade: Comunicação y Cultura (USALEspanha, 2000), mestre em Administração Rural e Comunicação Rural UFRPE (1994), pedagoga. Professora do Posmex-UFRPE.

Referências

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.
FRANCO, Augusto de. Porque precisamos de desenvolvimento local integrado e sustentável. Brasília: Instituto de Política Millennium, 2000.
MACIEL, Betânia. Folkcomunicação e desenvolvimento local. In.: LOPES FILHO, Boanerges Balbino (org.) Folckcomunicação no limiar do século XXI. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2012.
Publicado
2017-04-18
Como Citar
SILVA, Pollyana Marthina de Barros da; MACIEL, Betania. Ativismo midiático, Inclusão social e desenvolvimento local na perspectiva da Folkcomunicação: Estudo do bairro Alto Dois Carneiros- Jaboatão dos Guararapes -PE. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/81>. Acesso em: 23 set. 2017.