Da contemplação à ação: relato de experiência de divulgação científica nas redes sociais visando o empoderamento juvenil

  • Akyla Alexandre Tavares Pessoa da Silva

Resumo

A Associação Ágora nasceu da vontade de protagonizar a ideia do jovem como agente principal de sua vida. Ela tem como objetivo a implementação de projetos, a formação de jovens com uma nova visão voltados para o futuro da escola e o suporte em eventos estudantis. De jovens para jovens, trabalham-se temas diversos temas das áreas sociais, como: “Mundo líquido”, “A filosofia e o jovem”, “Preconceitos”, através de dinâmicas voltadas à coletividade e divulgação de pesquisas, realizando palestras nas escolas e outras instituições. A iniciativa é fruto do projeto de extensão no contexto da Bolsa de Incentivo Acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco e visa alcançar os seguintes resultados: ampliar a perspectiva do estudante, desenvolvimer o senso crítico e diminuir da distância entre a Filosofia, a Sociologia e o jovem, adotando uma perspectiva de divulgação científica.


Projeto orientado pelo professor Marcelo Sabbatini, do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da
Universidade Federal de Pernambuco.

Biografia do autor

Akyla Alexandre Tavares Pessoa da Silva

1Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista do Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA) da mesma universidade, com suporte daa Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). 

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001
CORTELLA, Mario Sergio. Pensar bem nos faz bem. 2 ed. Petrópolis e São Paulo: Vozes e Ferraz & Cortella, 2014.
COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação demográfica. Fundação Odebrecht. Salvador, 1998 (mimeo).
Publicado
2017-04-18
Como Citar
SILVA, Akyla Alexandre Tavares Pessoa da. Da contemplação à ação: relato de experiência de divulgação científica nas redes sociais visando o empoderamento juvenil. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/82>. Acesso em: 20 set. 2017.