A importância da cultura para a aprendizagem dos cuidados e higiene bucal em crianças com microcefalia

  • Amanda Silva Nascimento
  • Leandro Cabral Pimentel
  • Raul Sampaio Escobar

Resumo

 microcefalia é uma condição neurológica em que o cérebro e a cabeça de uma criança não conseguem se desenvolver de forma normal, ficando com tamanhos inferiores se comparado com outras crianças do mesmo sexo e idade. Foi comprovado que crianças portadoras dessa patologia são mais vulneráveis a doenças voltadas para a saúde bucal. Com base nesse contexto, foi possível notar a falta de informação para pais e pacientes sobre os devidos cuidados destinados para higiene oral. Desse modo é válido analisar a criação de projetos baseados na folkcomunicação, para levar informações através de histórias utilizando fantoches e folhetos de cordel que possam incentivar a higienização bucal com o intuito de prevenir possíveis patologias odontológicas.


Projeto orientado pela professora Betania Maciel da Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE)´ e membro do Núcleo de Pós-Graduação (NUFA) da instituição. 

Biografia do Autor

Amanda Silva Nascimento

Estudante do curso de Odontologia do 2º período do turno da manhã na Faculdade Integrada de Pernambuco

Leandro Cabral Pimentel

Estudante do curso de Odontologia do 2º período do turno da manhã na Faculdade Integrada de Pernambuco.

Raul Sampaio Escobar

Estudante do curso de Odontologia do 2º período do turno da manhã na Faculdade Integrada de Pernambuco.

Referências

LEITE, C. N; VARELLIS, M. L. Z. Microcefalia e odontologia brasileira. João Pessoa-PB: Journal Health NPEPS. 2016
LEITE, C. N; VARELLIS. O impacto da microcefalia na saúde bucal. Disponível em: Acesso: 05/04/2017
CROSP - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Microcefalia: uma preocupação também para a odontologia. Disponível em: < http://www.msn.com/pt-br/estilo-de-vida/other/microcefalia-uma-preocupa%C3%A7%C3%A3o-tamb%C3%A9m-para-a-odontologia/ar-BBu4Pz7>. Acesso: 05/04/2017
Publicado
2017-04-18
Como Citar
NASCIMENTO, Amanda Silva; PIMENTEL, Leandro Cabral; ESCOBAR, Raul Sampaio. A importância da cultura para a aprendizagem dos cuidados e higiene bucal em crianças com microcefalia. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/83>. Acesso em: 20 set. 2017.