Encantar para inventar e desencantar para subverter: Confrontações em Tica, Rainha do Reisado Santo Heleno de Juazeiro do Norte

  • Ribamar José de Oliveira Júnior
  • Leda Mendes Pinheiro

Resumo

O presente trabalho procura contemplar reflexões obtidas pela pesquisa em andamento, nos eixos de cultura popular e gênero e sexualidades, sobre a história de Francisca da Silva, brincante no figural de Rainha e/ou Princesa do Reisado Santo Heleno do Mestre Dedé de Juazeiro do Norte. Ao considerarmos as contribuições teóricas da filósofa Judith Butler como articuladoras do conceito de performatividade, corpo e linguagem, como também as de Oswald Barroso sobre o Reisado, faz-se possível perceber os processos que envolvem a produção de subjetividade do corpo na tradição regional. Por fim, para pensar como o grupo de brincantes, em especial Tica, nas apresentações ao imitar cenicamente os atos do mestre pode construir arrolamentos com o ato de perfomar, em uma sequência de atos, subversões performativas. 

Biografia do Autor

Ribamar José de Oliveira Júnior

Estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e pesquisador no Núcleo de Estudos em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade e Gênero (NECAGE), 

Leda Mendes Pinheiro

Doutoranda em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coordenadora do Núcleo de Estudos em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade e Gênero (NECAGE).

Referências

BARROSO, R. O. C. Teatro como encantamento: Bois e Reisados de Caretas no Ceará. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2007.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução, Renato Aguiar. - 12 ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira: 2016.
BUTLER, J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira Lopes (Org). O Corpo Educado. Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 151-172.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, edição 1988.
_________. 2013. O Corpo Utópico; As Heterotopias. São Paulo, n-1 Edições.
Publicado
2017-04-18
Como Citar
JÚNIOR, Ribamar José de Oliveira; PINHEIRO, Leda Mendes. Encantar para inventar e desencantar para subverter: Confrontações em Tica, Rainha do Reisado Santo Heleno de Juazeiro do Norte. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/84>. Acesso em: 20 set. 2017.