Folkcomunicação e inclusão social: estudo do tratamento odontologico sobre o paciente autista

  • Debora Barbosa Marinho
  • Hanna Yasmim Marques Silva de Souza
  • Jessyka Evellyne Alves Ferreira Pinto

Resumo

No consultório odontológico estamos cercados de estímulos (sons, cheiros, texturas, imagens etc.) e o paciente com autismo tende a não filtrar bem esses estímulos. Sendo assim, o profissional deve estar atento a essa situação que é primordial para o primeiro contato paciente-dentista. Quanto mais conseguirmos simplificar o ambiente sensorial de uma criança, mais fácil será para ela focar em interações sociais e no aprendizado de novas habilidades. A apresentação do ambiente pode ser inicialmente por figuras fixadas em uma pasta (chamada pasta de condicionamento lúdico). Durante o tratamento odontológico, dê preferência aos fantoches, marionetes e outros brinquedos que facilitem a interação com sua criança. Os fantoches são ótimos parceiros, porque você será primordial para animá-los. Nesse momento o ideal é iniciar a brincadeira usando o fantoche e a escova de dentes, já introduzindo o assunto principal da comunicação. Se os pais brincarem de dentista e de escovar os dentes ele irá incluir facilmente esse momento na sua rotina.


Projeto orientado pela professora Betania Maciel da Faculdade Integrada de Pernambuco (FACIPE)´ e membro do Núcleo de Pós-Graduação (NUFA) da instituição. 

Referências

ADRIANA ZINK. Novo metodo de atendimento do paciente. Disponível em: http://adrianazink.blogspot.com.br/2011/05/novo-metodo-de-atendimento-do-paciente.html. Acesso: 23 de mar 2017.
REVISTAAUTISMO.COM.BR Disponível em: http://www.revistaautismo.com.br/edic-o-0/odontologia-atendimento-a-autistas-e-possivel-com-son-rise Acesso: 13 de mar 2017.
REVISTAAUTISMO.COM.BR. Acesso em: http://www.revistaautismo.com.br/edic-o-0/son-rise-uma-abordagem-inovadora. Acesso: 10 de mar 2017.
Publicado
2017-04-18
Como Citar
MARINHO, Debora Barbosa; SOUZA, Hanna Yasmim Marques Silva de; PINTO, Jessyka Evellyne Alves Ferreira. Folkcomunicação e inclusão social: estudo do tratamento odontologico sobre o paciente autista. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/85>. Acesso em: 23 set. 2017.