Análise das marcas folkcomunicacionais utilizadas por grupos de mulheres na perspectiva do desenvolvimento local

  • Ernandes Luiz Tavares da Silva
  • Gerlúcio Moura Bezerra de Souza
  • José Alberto de Castro
  • Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida

Resumo

pesquisa, em fase de projeto, tem como objetivo analisar as marcas folkcomunicacionais utilizadas por mulheres organizadas e em processo de fortalecimento do desenvolvimento local, inseridas em três organizações sociais: Espaço Reserva Cidadania, no litoral, Associação das Mulheres de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte e Associação Municipal Mulher Flor do Campo, no sertão de Pernambuco. O método utilizado será o qualitativo a partir da análise documental e do referencial teórico de Beltrão (2004), Benjamin (2004), Leitão (2008) e Jesus (2006). Espera-se como resultados: identificar a percepção da comunidade em relação às atividades das mulheres; averiguar a contribuição da folkcomunicação na divulgação e comercialização da produção das respectivas organizações e avaliar o desenvolvimento local na vida e no trabalho dessas mulheres como ferramenta de cidadania.

Biografia do Autor

Ernandes Luiz Tavares da Silva

1Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Bolsista Capes. 

Gerlúcio Moura Bezerra de Souza

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

José Alberto de Castro

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida

Professora Dr.ª no Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Referências

BELTRÃO, L. Folkcomunicação: teoria e metodologia. São Bernardo do Campo: UMESP, 2004.
BENJAMIN, R. Folkcomunicação na sociedade contemporânea. Porto Alegre: Comissão Gaúcha de Folclore, 2004.
JESUS, Paulo de. Sobre desenvolvimento Local e Sustentável: Algumas considerações conceituais e suas implicações em projetos de pesquisa In: MACIEL FILHO, Adalberto do R.; PEDROSA, Ivo V. (org). Gestão do desenvolvimento local sustentável. Recife: Editora Edupe, 2006.
LEITÃO, M.R.F.A. Extensão rural, extensão pesqueira: experiências cruzadas. Recife: FASA, 2008.
Publicado
2017-04-18
Como Citar
SILVA, Ernandes Luiz Tavares da et al. Análise das marcas folkcomunicacionais utilizadas por grupos de mulheres na perspectiva do desenvolvimento local. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/89>. Acesso em: 20 set. 2017.