A importância da mediação no reconhecimento dos protagonistas no processo comunicacional rural: uma análise do projeto mulheres na caatinga, Ingazeira-PE

  • Taísa Cristina Tenório Salvador da Costa
  • Irenilda de Souza Lima

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento realizada pelo POSMEX/UFRPE e teve início no ano de 2016, ao ser visualizado o desenvolvimento do Projeto Mulheres na Caatinga, idealizado pela Casa da Mulher do Nordeste, em cidades localizadas no semiárido pernambucano, o qual tem como um de seus alicerces o fortalecimento da agricultura familiar local a partir da efetiva participação feminina. Neste sentido, buscar-se-á analisar, de forma crítica, o sentido atribuído às mediações exercidas por essas agricultoras, as quais, não raro, chegam a assumir posturas de protagonismo e de tutela dos processos sociais e políticos destas localidades, de tal modo que o objetivo central da pesquisa é situar a importância do protagonismo feminino no processo de enfrentamento às desigualdades socioeconômicas daquela região e na verdadeira construção da cidadania.

Biografia do Autor

Taísa Cristina Tenório Salvador da Costa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local/UFRPE. 

Irenilda de Souza Lima

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Referências

CHAUMIER, Jacques. As técnicas documentais. São Paulo: Publicações Europa – América, 1977.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petropólis: Vozes, 2016.
SZYMANSKI, Heloísa (org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Plano Editora, 2002.
TAUK SANTOS, Maria Salett. Mídias e culturas populares contemporâneas: mediação e tutela. Revista Signos do Consumo. São Paulo: USP, 2013, v. 05, n. 01, p. 05-18.
Publicado
2017-04-18
Como Citar
COSTA, Taísa Cristina Tenório Salvador da; LIMA, Irenilda de Souza. A importância da mediação no reconhecimento dos protagonistas no processo comunicacional rural: uma análise do projeto mulheres na caatinga, Ingazeira-PE. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/90>. Acesso em: 23 set. 2017.