Ouricuri: agente de transformação e inclusão social em Pontal de Coruripe

  • Maria José Oliveira
  • Severino Lucena Filho

Resumo

Durante muitas décadas a cidade de Coruripe, litoral sul do estado de Alagoas, tornou-se conhecida pela sua potencialidade açucareira, tornando-se referência neste segmento. Apesar da crise neste setor, a cana-de-açúcar ainda hoje é um dos sustentáculos da economia local, compartilhando o mesmo espaço, principalmente com a pesca e o artesanato, na comunidade de “Pontal de Coruripe”, uma pequena vila de pescadores, pertencente ao município. O presente estudo contempla um destes pilares econômicos: o artesanato confeccionado com a folha do “Ouricuri”. A abundância desta palmeira na paisagem do sul de Alagoas possibilitou as pessoas que vivem e trabalham no Pontal do Coruripe não apenas uma convivência íntima com ela, mas também propiciou recurso essencial à reprodução material e cultural dos moradores desta localidade. Esta tradição – corroborando com as premissas do artesanato –, constitui em valioso patrimônio cultural, onde suas técnicas são transmitidas de geração em geração, respeitando sua importância e ressignificando seus valores, fazendo desta, um dos meios mais importantes de representação de identidade de um povo, além de propiciar a inclusão e transformação social e econômica através desta atividade.

Biografia do Autor

Maria José Oliveira

Graduada em Artes pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestra em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora de Artes do Instituto Federal de Alagoas, campus Coruripe

Severino Lucena Filho

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1983), graduado em Comunicação Social - Hab. em Relações Públicas pela Escola Superior de Relações Públicas de Pernambuco (1979), mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998), doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e Pós-doutoramento no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro-Portugal (2010). Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba e atua no Programa de Pós-graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Publicado
2017-04-18
Como Citar
OLIVEIRA, Maria José; LUCENA FILHO, Severino. Ouricuri: agente de transformação e inclusão social em Pontal de Coruripe. Anais da Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom, [S.l.], n. XVIII, abr. 2017. ISSN 2236-2924. Disponível em: <http://anaisfolkcom.redefolkcom.org/index.php/folkcom/article/view/91>. Acesso em: 18 nov. 2017.